segunda-feira, 24 de março de 2014

1370-A Kabbalah


A Kabbalah Hermética

O que é comum se fala, o que depende de iniciação é hermético, termo relacionado a Hermes Trismegistus, considerado o maior de todos os sábios do conhecimento sagrado. Hermético é aquilo que é fechado. Aquilo que ficou restrito a alguns grupos.

O conhecimento místico oculto é a Cabala Hermética. É aquilo que traz segredos dos símbolos de magia, das religiões, e que tem um propósito.
“Cabala “Hermética”, como é muitas vezes denominada, provavelmente alcançou seu apogeu na “Ordem Hermética do Alvorecer Dourado” (Hermetic Order of the Golden Dawn), uma organização que foi sem sombra de dúvida o ápice da Magia Cerimonial (ou dependendo do referencial, o declínio à decadência). Na “Alvorecer Dourado”, princípios cabalísticos como as dez emanações (Sephirah), foram fundidas com deidades gregas e egípcias, o sistema enochiano (de Enoch) da magia angelical de John Dee, e certos conceitos (particularmente hinduístas e budistas) da estrutura organizacional estilo esotérico - (Maçonaria ou Rosacruz).

A Cabala Hermética foge de um conhecimento ortodoxo, único, abrange muitos símbolos e significados, dança em muitas culturas, forma rituais e conceitos. Existe ali um forte sincretismo.


Normalmente falamos que o conhecimento cabalístico é : “A Kabbalah não distancia ninguém de seu dia-dia, do mundo físico, das suas leis, histórias e justiças, mas ela nos leva para os processos transmutativos. É pura alquimia!” A ideia da Cabala ser utilizada para nos transformar é algo mais novo. Na antiguidade ela era um meio para entender a criação, Deus, e para chegar mais próximo de Deus. Com isto, através dela, foram descobertas as fórmulas de como tudo acontece, a transformação era externa e não interna, dando origem à magia. Hoje a transformação é íntima.


Com toda certeza necessitamos de transformação e a Cabala é perfeita para isto. Acredita-se que ela foi dada ao homem para isto mesmo.
Mesmo assim, guarda, ainda, muitos mistérios. O conhecimento que nos chega diariamente ainda é um conhecimento pequeno e muito mais direcionado para autoconhecimento e até auto ajuda (mas, é uma pena vê-la ligada a esta palavra).


A ideia de trabalhar com um conhecimento ainda não revelado é fascinante. Uma boa parte do conhecimento não chega através das prateleiras das livrarias ou da internet. Então é necessário buscar mais além, é necessário oferecer-se a uma iniciação.


A Cabala Hermética inclui Alquimia e Magia. Reúne: os 4 elementos e seus simbolismos cabalísticos; o poder do feminino; as chaves para abrir sete portais; a essência da arvore da vida; Yoshua (Jesus Simbólico), o Messias; o poder da magia das letras hebraicas; o fluido vital; as leis herméticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário