terça-feira, 8 de abril de 2014

1385-Fantasmas e Assombrações


Vamos pro outro extremo?

O que a Bíblia diz sobre fantasmas/assombrações?

Existe muita coisa como resposta e muitas pessoas podem ter acesso.
Encontrei algumas informações bíblicas sobre assombrações, fantasmas e visitas dos espíritos de pessoas mortas. Há apenas alguns incidentes que lidam com os viventes tendo alguma forma de contato com uma pessoa "morta": em I Samuel 28:7-19, o Rei Saul procura por uma mulher necromante – nome que se dava aos médiuns - para perguntar a Samuel o que fazer diante de uma calamidade. O fato de que ela realmente consegue se comunicar com Samuel e transmitir as instruções do falecido é uma prova de que os espíritos dos mortos se comunicavam com os vivos; em Mateus 17:1-8, Pedro, Tiago e João veem Moisés e Elias com Jesus por um curto período de tempo; em Lucas 16:19-31, Jesus conta a história de um homem rico frente ao leproso Lázaro. Nessa história, a Bíblia ensina que aquinhoados com os bens terrenos não podem lamentar a falta dos bens celestes. Também nessa história, o homem rico pede que Lázaro seja mandado de volta para advertir os que ainda vivem. Abraão diz, no entanto, que de nada adiantaria porque se as pessoas se recusaram a acreditar na Palavra Escrita de Deus, eles não acreditariam em mais nada, mesmo se alguém se ressuscitasse dos mortos.

Das três passagens acima, podemos concluir que Deus permitiu a interação entre os mortos e os viventes. Lucas 16:27-31 também aparenta indicar que nenhum espírito humano pode retornar e visitar os viventes sem permissão, e se permissão não foi dada para advertir as pessoas para fugir da ira que está para vir, não seria dada por motivos insignificantes.


Apesar de só haver dois exemplos que lidam com a comunicação com as pessoas mortas, há várias ocasiões que envolvem contato com seres angélicos, tanto os anjos bons como os anjos ruins (demônios). Muitos dos exemplos que envolvem um bom anjo se referem ao "Anjo do Senhor", às vezes se referindo à aparição do Filho de Deus pré-incarnado (Cristofania).
 
Mas muitos outros se referem aos bons anjos que Deus usa para ministrar a nosso favor (Hebreus 1:14). Para fazer isso, às vezes, eles manipulam o ambiente físico, por exemplo: 1 Reis 19:5-7 (o anjo toca Elias e providencia comida e bebida para ele); 2 Reis 19:35 (o anjo mata 185.000 Assírios); Daniel 6:22 (o anjo fecha as bocas dos leões); Atos 12:23 (o anjo mata o rei Herodes por aceitar louvor como se fosse um deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário