sexta-feira, 27 de junho de 2014

1465-Sobre o Espírito


O que é o Espírito?

Sabemos muito pouco sobre ele e sobre ele estudamos muito pouco. De qualquer forma, é muito importante estudá-lo. Ao conhecê-lo, o homem conhecerá talvez tudo sobre si mesmo e sobre o que poderá existir além do homem. Dá para ousar afirmar que nenhum conhecimento sobre Deus nos chegará sem passar pelo Espírito.

Sabendo muito pouco sobre o Espírito, os desinformados e apressados exercitam a própria imaginação para falar sobre ele. Para defini-lo, dizem tratar-se de algo imaterial e sobrenatural ou imaginário, como imaginários poderiam ser também os anjos, os diabos, os duendes e, por que não, Deus. Imaterial por que, ao que consta, é energia? Sobrenatural por que, ao que se ensina, está acima do mundo que existe? Imaginário por que, segundo se diz, é a imaginação que qualifica o animal humano perante os demais animais. Os dons humanos, salvo melhor juízo, advêm do imaginário.

Não se pode pensar, imaginar, estudar e deter-se sobre o Espírito, sem incluir a hipótese de que o mundo é permeado e organizado por uma inteligência superior, da qual o Espírito que habita o homem é parte, cópia, semelhança ou algo assim, como sugerem as escrituras sagradas. O ponto de vista humano será ainda por muito tempo o ponto de vista da parte perante o todo. E a parte não pode conhecer o todo. Ou pode? Podendo ou não, é certo, o ponto de vista humano será provisório e temerário enquanto a coisa for colocada como algo incomensuravelmente maior que o homem. Ou enquanto insistirmos em separar a parte do todo.

Esta série quer prestar-lhe informações sucintas e precisas ainda que não aprofundadas. Se você tem poucas informações sobre o Espírito esta série poderá ajudá-lo a avançar a partir dela para conhecer mais. Se você tem boas informações sobre o Espírito, está série pretende levá-lo a reflexões críticas, concordantes os discordantes, mas de qualquer forma úteis e destinadas à nossa evolução.

Por favor, venha e acompanhe nosso esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário