segunda-feira, 11 de agosto de 2014

1510-História da humanidade


Introdução

A história do mundo ou história da humanidade são os registros dos feitos do homo sapiens na Terra desde que passou a ter a capacidade necessária para efetuar tais registros através da escrita, sem desprezar o muito que foi passado de geração em geração pela via oral, das lendas e dos registros rupestres. O momento da história escrita é tomado como o marco da divisão entre a história e a pré-história, período este no qual os homens já existiam porém eram ainda incapazes de manter tais registros dos acontecimentos. Os registros rupestres, apesar de serem uma forma de escrita ou arte plástica, nem sempre contam uma história, mas, com certeza, registram fatos, situações, visões.

Este período conhecido como história escrita já se estende por aproximadamente mais de cinco mil anos. A história do mundo nos relata descobertas, invenções e os grandes feitos da humanidade.

Também estão registrados os costumes de cada época em cada localidade bem como a mudança destes através de revoluções geralmente armadas, guerras e catástrofes e raramente através do processo natural evolutivo. É como dizer: andamos para frente quando o látego da história nos açoitou.

Relata também a expansão do conhecimento humano sobre mundo que o cerca e o avanço tecnológico que deste modo foi possível.

Esta nova série tem a pretensão de trazer para esta página os principais eventos que se inscrevem como a vida, a trajetória, o andor, o caminhar dos homens e mulheres sobre a face da Terra, com o objetivo de identificar o que foram avanços em termos de sabedoria, consciência, espiritualidade e o que foram desvios, perdas, recuos.

Você nos acompanha? Seja bem-vindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário