quarta-feira, 12 de novembro de 2014

1601-Espiritismo em Santa Catarina


Uma casa principal não filiada

O Núcleo Espírita Nosso Lar, constituído em 10 de outubro de 1986, também designado pela sigla NENL, hoje instalado no Bairro Forquilhinhas, em São José, SC, é uma das maiores casas espíritas, se não a maior de Santa Catarina e, por incrível que possa parecer, não filiada à Federação Espírita Catarinense.

O que se sabe é que a FEC condena alguns conceitos trabalhados pelo NENL e se nega a conceder-lhe o registro como filiado.

Nem por isso a entidade deixa de ser um poderoso esteio dos serviços espirituais no Estado, atendendo a cerca de 2.000 por semana em seu endereço e mantendo sempre lotado o seu anfiteatro de 400 lugares onde são ministradas diariamente as palestras de elucidação espiritual.

A casa possui 1.600 voluntários cadastrados e atuantes e ainda se dedica a duas outras atividades: uma universidade e um hospital.

Quando o grupo de voluntários se avolumou veio a necessidade de padronizar os procedimentos, inicialmente através de palestras e cursos e em seguida evoluindo para um currículo que tem quatro anos de duração e que se transformará em cursos regulares de uma Universidade Espírita.

Os dois cursos principais reúnem mais de 800 alunos.

O hospital chama-se Centro de Apoio ao Paciente com Câncer e está localizado no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, onde são atendidos semanalmente mais de 100 pacientes, 46 dos quais com pernoite de sexta-feira para sábado, quando são submetidos a cirurgias espirituais.

No fundo é uma instituição de assistência social e promoção humana, visando uma sociedade fundada nos valores morais que possibilitem a liberdade, a igualdade, participação e solidariedade. Ser modelo e multiplicador na luta pela conscientização do ser humano quanto ao seu papel na melhoria da qualidade de vida da sociedade. Contribuir na medida de suas possibilidades para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer, bem como de doenças degenerativas. A intensificação e a preservação da unidade de seus participantes.

Estas duas casas (que poderão ser quatro quando a Convivência de Idosos e o Orfanato estiverem concluídos) segundo seus mentores é a aplicação prática em terra do que ocorre no plano astral acima da região do Litoral Catarinense, onde existe uma colônia espiritual já referida nesta série.

Filiados ou não à FEC, a verdade é que o NENL e o CAPC trabalham em sintonia com a Associação Médica Espírita, secção de Santa Catarina, dando muito mais ênfase à cura espiritual das pessoas e menos dos espíritos, tema que nem sempre é abordado pelas demais casas espíritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário