quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

1643-Annie Wood Besant


Ligações com Krishnamurti

Annie Besant adotou, em 1909, como filho seu o jovem indiano Jiddu Krishnamurti, que era tido, pelos teósofos, como um grande mestre espiritual do planeta.

Krishnamurti nasceu em 11 de maio de 1895, em Madanapalle e viveu até 17 de fevereiro de 1986, quando desencarnou na Califórnia, EUA.

Foi um filósofo, escritor e educador indiano. Proferiu discursos que envolveram temas como revolução psicológica, meditação, conhecimento, liberdade, relações humanas, a natureza da mente, a origem do pensamento e a realização de mudanças positivas na sociedade global. Constantemente ressaltou a necessidade de uma revolução na psique de cada ser humano e enfatizou que tal revolução não poderia ser levada a cabo por nenhuma entidade externa, seja religiosa, política ou social. Uma revolução que só poderia ocorrer através do autoconhecimento; bem como da prática correta da meditação ao homem liberto de toda e qualquer forma de autoridade psicológica.

Reza a tradição brâmane, a qual a família era vinculada, que o oitavo filho toma no batismo o nome Krishna em homenagem ao deus Sri Krishna, de quem a mãe, Sanjeevamma, era devota; foi o que aconteceu com Krishnamurti, a quem foi dado o nome de Krishna, juntamente com o nome de família, Jiddu.

Com a idade de treze anos, passou a ser educado pela Sociedade Teosófica, que o considerava um dos grandes Mestres do mundo, tendo Annie Besant como uma espécie de mãe ou madrinha, mas se desligou de Annie, como veremos adiante.

Annie Besant escreveu bastante. Suas obras mais importantes são:

Brahmavidya - Sabedoria Divina

Dharma

Karma

O Enigma da Vida

O Homem e Seus Corpos

Reencarnação

Sugestões para o Estudo do Bhagavad-Gita

Um Estudo Sobre o Karma

A vida do Homem em Três Mundos

Formas de Pensamento

Ocultismo, Semi-ocultismo e Pseudo-ocultismo

Vegetarianismo e Ocultismo

A Doutrina do Coração

A Vida Espiritual

Os Ideais da Teosofia

Os Sete Princípios do Homem

Sabedoria Antiga

Os Avatares

Morte... e Depois?

Os Mestres

Do Recinto Externo ao Santuário Interno

Um Estudo Sobre a Consciência

A Sabedoria dos Upanixades

O Homem - Donde e Como Veio, e Para Onde Vai?

O Poder do Pensamento

Introdução ao Ioga

O Cristianismo Esotérico

Nenhum comentário:

Postar um comentário